top of page

Psicoterapia

01.

Psicoterapia individual

"É a disposição de confrontar e aceitar o lado sombrio, assim como o bom, em si mesmo e nos outros, que constitui uma verdadeira maturidade emocional." Melanie Klein

A psicoterapia é constituida por um conjunto de técnicas que visa analisar e intervir nos problemas emocionais, comportamentais e/ou transtornos mentais. Na psicoterapia, o psicólogo, através da mediação verbal, conduz o seu paciente a um processo em que este se torna mais consciente das coisas que faz, pensa e sente no seu dia-a-dia e busca proporcionar a ressignficação do sofrimento vivido e a desenvolver alternativas frente as dificuldades trazidas.

O espaço da análise oferece ao paciente um ambiente de acolhimento com um olhar profissional e humanizado frente as demandas do paciente. A psicoterapia realizada orienta-se pela abordagem psicanalítica. O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, ou seja, trazer o inconsciente ao consciente. Desta forma, o foco da psicoterapia concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelo paciente. As sessões tem duração de 1 hora e a frequência é estipulada conforme a necessidade de cada indivíduo.

BENEFÍCIOS
Qualidade de vida  Saúde Mental Autoconhecimento Melhoria da Autoestima

Superação e ressignificação de traumas e conflitos internos


ESPECIALIDADES
Sofrimento psíquico Depressão Ansiedade
Dificuldade de relacionamento Transtornos psicológicos Fobias Tratamentos de Crises

02.

Terapia de casal

“Não se faz um ser de dois. Pode-se
sitiar uma alma como soberano, pode-se estilhaçar-se o corpo entre
seus braços, pode-se envolvê-lo absorvê-lo, bebê-lo; algo em certa
medida recua, ultrapassa, nos escapa, como estes sóis das noites de
febre, que eternamente fogem diante de nós; e os dois se acham sós,
face a face, diante desta obra apenas esboçada, que se acreditava ter
como perfeita, agonizando de impotência e de falta”
(MONTHERLANT, H. 1983, p. 40 APUD JULIEN, F.
1997, p. 41)

A união de dois indivíduos pode ser, com o passar do tempo, muito conflituosa. Depois daquele início no qual se é projetado os desejos e expectativas, no dia a dia, muitas vezes essas fantasias vão se dissolvendo e se defrontando com a realidade do outro, que é um EU diferente. E nessas diferenças se encontram as frustrações.

 A união de um casal não é algo simples a ser analisado, do plano consciente, podemos encontrar uma explicação racional ou simplista para essa resposta, mas ao nos aprofundarmos percebemos que nessa escolha se perpassa por aspectos da subjetividade de cada um, da história de vida, de como foram as primeiras experiências vinculares, e isso muitas vezes vai determinar se essa união é uma união por aspectos saudáveis ou sintomáticos.

E ao longo do tempo, com novas demandas, com traumas, experiências conflituosas e muitas vezes, poucos recursos internos e pouca maturidade emocional, as relações vão se tornando disfuncionais em diversos aspectos. E a terapia de casal é um convite para rever tudo aquilo que fez com que essas disfunções acontecessem, possibilitando entender, se é possível, estabelecer um vínculo mais saudável e consciente, pois a consciência é o que vai facilitar a ferramenta mais importante para qualquer aspecto relacional saudável que é a comunicação.

03.

Psicoterapia in company

A psicoterapia in company é uma psicoterapia breve, focada na problemática latente do paciente, visando oferecer um suporte de escuta, acolhimento, apoio emocional e mental para os funcionários. Por meio desse recurso, é trabalhado com o paciente a problemática apresentada, de maneira focada, para que ele possa desenvolver as ferramentas necessárias para lidar com aquilo que está lhe causando sofrimento, e se necessário, fazer os encaminhamentos para o apoio do enfrentamento da demanda.

Ainda sobre a atuação in company, é possível trabalhar com grupos focando em questões comuns ao ambiente organizacional como gerenciamento de estresse, comunicação eficaz/não violenta, resolução de conflitos, desenvolvimentos de habilidades interpessoais e equilíbrio emocional.

A disponibilização desse serviço no local de trabalho, demonstra a preocupação com o bem-estar de seus funcionários. As empresas têm observado uma maior preocupação de seus funcionários com as questões de saúde mental e entendido que quanto mais estendem um olhar humano aos seus funcionários, melhor para os avanços da empresa em diversos aspectos. 

bottom of page